quarta-feira, 9 de maio de 2007

PILATES



Aqui vai alguma informação sobre o que é o Pilates, aproveitem para tirar dúvidas sobre a questão e animem-se, façam exercício...





MÉTODO PILATES

O QUE É PILATES?

É um sistema de exercícios desenvolvido por Joseph Pilates há cerca de 90 anos. Não é apenas mais uma moda de exercício, mas um sistema bem sucedido que tem demonstrado conseguir resultados positivos. É uma fusão de exercícios orientais e ocidentais, na qual assumimos o controlo do corpo, enfatizando o trabalho de todos os músculos de uma forma equilibrada, enquanto nos mantemos absolutamente conscientes da ligação “mente-corpo”.
Pilates garante redução do stress, melhoria da postura, aumento da força e da flexibilidade, bem como melhor tonificação, equilíbrio, coordenação, circulação e boa forma geral. Esta rotina de exercícios não se destina apenas a atletas, modelos, bailarino e actores, mas também àqueles que se dispõem a fazer exercício pela 1ª vez, pessoas com problemas nas costas e a quem necessite de movimentos de reabilitação depois de uma lesão. O Power Pilates é um desafio ainda maior para atletas com a desenvolvida força.
O sistema de exercícios Pilates visa não só os músculos mobilizadores utilizados na maior parte das formas de exercício, mas também os músculos estabilizadores vitais, frequentemente negligenciados por outras formas de exercício. Os exercícios são variados e não se baseiam em séries repetidas vezes sem conta. Ligar-se aos músculos, com precisão e controlo, requer concentração, o que torna o mais pequeno movimento extremamente poderoso e desafiante.
Ao contrário de outras formas de exercício, que só trabalham os grupos principais de músculos, Pilates funciona de dentro para fora, intelectualizando cada movimento muscular, pela concentração na estabilização do núcleo central a partir das entranhas do corpo.


PORQUÊ PILATES?

“O Homem tem a idade da sua coluna” (Joseph Pilates)



A forma como tratamos o nosso corpo influencia o modo como nos sentimos, especialmente à medida que envelhecemos. Como muitos dos nossos movimentos diários são inconscientes, podem instalar-se maus hábitos e desalinhamento postural. Pode acontecer devido à profissão exercida, a estar muito tempo ou incorrectamente sentados ou fazermos exercícios que não combinam o equilíbrio muscular com o alongamento e fortalecimento. A forma do nosso corpo reflecte, geralmente, o que fazemos ou não fazemos. Pilates eleva a nossa consciência do corpo, durante a actividade diária e desenvolve a ligação mente-corpo, de maneira que cada movimento passa a ser um acto consciente, controlado pela mente.
O nosso estilo de vida sedentário faz com que tenhamos tendência a desenvolver alguns músculos à custa de outros, cujo potencial não é completamente utilizado. Através do Pilates, descobrirá as suas forças e fraquezas e aprenderá a erradicar os maus hábitos.

FILOSOFIA DO MÉTODO

“A boa forma física é o primeiro requisito da felicidade” (Joseph Pilates)

Segundo J. Pilates, para alcançar a felicidade é imprescindível dominar o corpo: “Se aos trinta estás empenado e em baixa forma física, és um ancião e se aos sessenta te sentes ágil e forte, és um jovem”
Pilates desenvolveu o seu método até convertê-lo numa visão de um estilo de vida real que só se poderia conseguir a través de um equilíbrio físico, mental e espiritual. Mediante a visualização, as células cerebrais inactivas recuperam a força física e o alongamento muscular do corpo, assim como o vigor mental e uma circulação sanguínea mais eficaz. Este renovado espírito do pensamento e o movimento constituem o primeiro passo para a redução do stress, para a flexibilidade do movimento e para um maior aproveitamento da vida.
Uma criança a brincar é um dos exemplos mais elucidativos desta teoria. A sua elasticidade e vitalidade são algo que com frequência invejamos, como se fossem características físicas impossíveis de recuperar uma vez perdidas. Grande erro! Com paciência, perseverança e força de vontade tudo é possível!

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

“ A forma física não se pode conseguir só com ilusões nem se pode comprar” (Joseph Pilates)

Joseph Pilates definiu seis princípios essenciais, pensados com um único objectivo em mente: alcançar resultados rápidos da melhor forma possível. Estes conceitos não se limitam apenas ao Pilates. Na realidade, aplicam-se a qualquer outra prática desportiva, seja ela o ténis, o futebol, a natação ou a dança.

· CONTROLO

“Deverá utilizar o controlo”- Esta premissa tem a mensagem subjacente de que os movimentos feitos com pouco cuidado e ao acaso não trazem os mesmos benefícios. O exercício físico é o processo de alcançarmos um bom condicionamento para as actividades do dia-a-dia. Durante os exercícios, ser-lhe-á permanentemente exigido que ajuste a posição dos seus membros, de onde estão para onde devem estar. A sua missão deverá assentar num reconhecimento permanente das assimetrias e desequilíbrios, para depois fazer os ajustamentos necessários para os corrigir.
A caixa Pilates é a chave para estabelecer o alinhamento ideal. De um ombro a outro, de uma anca à outra, o tronco forma uma “caixa”, ou um quadrado, que serve como ponto de referência para o alinhamento do resto do corpo. Todos os movimentos devem ser executados com esta caixa mantendo a forma quadrada, o que exige um controlo completo e total.
Como exemplo de controlo, aprenderá a realizar diversos exercícios de rolar. No início parecerão fáceis. O seu instinto natural será simplesmente rolar para trás e para a frente a grande velocidade. Contudo, com a prática, verá que este movimento, feito um pouco mais devagar, com a coluna alinhada e os abdominais contraídos, é muito difícil. De repente um movimento fácil torna-se um desafio extremamente tentador. Quando conseguir controlar o corpo e a mente, começará realmente a sentir a diferença no seu corpo

· CONCENTRAÇÃO

Qualquer tipo de exercício beneficiará o seu corpo. Contudo, os exercícios feitos com concentração podem transformá-lo por completo. O Método Pilates requer a sua atenção, pois a concentração é intrínseca a cada exercício. Quer esteja a observar a região média para verificar se a linha da cintura está a afundar, quer esteja concentrado na colocação das mãos durante as tradicionais séries de abdominais, a sua mente deve estar activamente envolvida ao longo do treino. À medida que vai fazendo os exercícios, habitua-se a sentir mentalmente cada parte do seu corpo, da cabeça aos pés. Faça com que a mente seja a supervisora de cada parte do corpo. É um pouco como nos nossos empregos: se tivermos um superior por perto, trabalhamos com mais afinco. Se a mente começa a divagar, então é porque a supervisora abandonou o seu corpo.

· CENTRALIZAÇÃO E ESTABILIZAÇÃO DO CORPO

Mova-se a partir do centro: grupo de músculos do abdómen, da zona lombar e dos glúteos.
Muitas pessoas exercitam-se sem prestarem atenção ao início de cada movimento. Como resultado fazem-no de forma incorrecta e ficam sujeitas a sofrer uma lesão. Utilize o “centro” para começar qualquer exercício, pondo-o em acção antes de todos os outros grupos musculares. Ao “afundar” os abdominais (ver Respiração, em baixo) estará a treinar o corpo para iniciar qualquer movimento a partir do seu centro. Nos primeiros dias, terá de se lembrar constantemente desta ideia: trabalhar a partir do “centro”. Ao longo do tempo, este tornar-se-á um procedimento normal, não apenas quando se exercita, mas também nas actividades que desempenha no dia-a-dia.

· RESPIRAÇÃO

Regra geral, se expirar durante a parte mais difícil de um movimento, torná-lo-á mais fácil e isso também o ajudará a mover-se com mais fluidez. A respiração pode ser utilizada também para marcar tempos em de determinados exercícios onde lhe será pedido que se mova de acordo com o seu ritmo respiratório.
A utilização da respiração neste método deverá aumentar o seu desempenho de várias formas. Encontrará com alguma frequência as expressões “afundar os abdominais” ou “ pressionar ao abdominais contra as costas”, que é, no fundo, a acção de forçar os músculos abdominais para trás em direcção à coluna, formando uma cova na barriga. O tronco não deverá inclinar-se para a frente e as ancas não devem deslocar-se para acentuar o efeito desta acção, que é puramente muscular. A coordenação da respiração com o movimento deverá aumentar a sua capacidade para conseguir fazer esta curva na barriga.

· PRECISÃO

A precisão deverá ser o objectivo e qualquer disciplina na sua vida, desde o emprego ao programa de fitness. Se se agarrar à crença de que todas as coisas podem ser melhoradas, conseguirá transferir com toda a facilidade este conceito para os seus exercícios. Quando aprender um exercício novo, considere qual será o próximo nível. Como pode o exercício ser melhor e mais eficaz?. Finalmente lembre-se de trabalhar continuamente naqueles exercícios que acha mais desafiadores, pois são estes os que normalmente o seu corpo mais necessita.


· FLUIDEZ

Em Pilates, a fluidez do movimento da coluna demonstra, em menos escala, a fluidez dos movimentos do corpo. A coluna é constituída por vértebras, o que significa que trabalha segmento por segmento, movimentam cada secção para cima e para baixo tal como um colar de pérolas. Quando sai de uma posição dobrada, ou quando se levanta do chão, a coluna deverá curvar-se suavemente, segmento a segmento.
No movimento oposto deverá acontecer exactamente o mesmo, endireitando a coluna vértebra por vértebra.
Este último princípio de Pilates é a síntese de todos os conceitos anteriores. Se controlar os movimentos, se os iniciar a partir do “centro”, se se concentrar na técnica, se respirar total e profundamente e se se mover com precisão, flutuará.
Os exercícios interligam-se naturalmente. Os movimentos de Pilates em geral serão fáceis. Na sua melhor forma, Pilates é ”poesia em movimento” - um circuito coreografado para o corpo e para a mente.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vale a pena o esforço... é bom revitalizante e os resultados são óptimos...

Filipa disse...

Acho que temos que tens que começar a dar-me umas aulinhas de pilates... só para ver se entro no vestido de casamento HIHIHIHIHIHI Caso contrário, está difícil...