quarta-feira, 7 de maio de 2008

CNB em Aveiro



PROGRAMAÇÃO TEATRO AVEIRENSE

Companhia Nacional de Bailado

Dia 17 Sábado 21H30

Preço: 12 a 25€



A Companhia Nacional de Bailado apresenta no Teatro Aveirense, a 17 de Maio, pelas 21:30, três coreografias especialmente escolhidas:


Front Line, de Henri Oguike, a Cantata, de Mauro Bigonzetti e a Nova Criação, de Vasco Wellemkamp.


Front Line, de Henri Oguike, teve Estreia Mundial em Birmingham, na British Dance Edition a 31 de Janeiro 2002. Inspirada no Quarteto de Cordas nº 9, de Shostakovich, para este bailado foram utilizados três dos cinco andamentos que compõem esta peça: o Allegretto, o Adagio e o Allegro.


Os estados de espírito alteram-se constantemente, os instrumentos soltam gritos agudos como animais e empreendem danças selvagens e ritmadas. Por todo o lado se faz sentir a ira seguida de indiferença.


Henri Oguike, o coreógrafo, cria esta estupenda peça com pinceladas densas e leves, enormes pés barulhentos alternam com breves salpicos de pulso: há súbitos e amplos abraços e vacilantes desmaios, saltos impetuosos e delicados arrepios.


A coreografia de Bigonzetti, Cantata é uma coreografia plena das cores vibrantes, típicas do Sul de Itália. Os gestos apaixonados e viscerais evocam um tipo de beleza mediterrânica e selvagem. Uma dança instintiva e vigorosa explora as várias facetas da relação entre homem e mulher: sedução, paixão, querelas, ciúme. Para o coreógrafo italiano, a peça incide nas fortes semelhanças que considera existirem entre a cidade italiana de Nápoles e Lisboa: ambas são cidades litorais, com bairros antigos e mulheres parecidas na beleza, no espírito e no carácter apaixonado.


”Cantata rende homenagem à cultura e tradição musical italianas, uma criação popular, no sentido mais elevado do termo. Utiliza música italiana dos séculos XVIII e XIX, desde as canções de embalar ao Salentine pizziche e às serenatas napolitanas. Neste bailado, criado a partir de um encontro inesperado com um grupo de músicos de Nápoles e Puglia, a dança e a música mistura-se e interliga-se.Teve estreia mundial no Ballet Gulbenkian em 2001 e foi reposta nas mais diversas cidades e teatros do mundo.


A terceira e última coreografia pertence a Vasco Wellenkamp, tendo a sua Nova Criação música de Anton Webern (Movimento lento para quarteto de cordas), partindo do registo lírico da Langsamer Satz für Streichquartett.



Tel. 234 400 932
Rua Belém do Pará
3810-066 Aveiro

Sem comentários: