domingo, 1 de julho de 2007

MOVE´IN-MENTO


foto: Mário Gouveia


O Núcleo de Dança Contemporânea de Espinho - “Move’In-Mento” foi o colmatar de um sonho comum de todos os seus elementos, no sentido de satisfazer a sua paixão pela dança, tendo surgido no seio da Escola de Bailado Giselle, à qual permanece ainda ligado, iniciando a sua actividade em 2000.
Tem como objectivos a sensibilização do público em geral para a arte da dança, estimulando a sua prática de modo a educar a sensibilidade da estética, da personalidade artística e da comunicação de uma arte que se destina a ser vista.

Este Núcleo conta com a Direcção Artística de Eva Ramirez, que acumula ainda as funções de coreógrafa e bailarina, e com os professores de dança Conchita Ramirez e Alexandre Vorontsov, que apoiam tecnicamente o trabalho das bailarinas.
Outros coreógrafos trabalham pontualmente, em parceria, com o Núcleo.


O repertório deste Núcleo conta já com coreografias tais como “Triologia Espanhola” (2001) (com participação nas mais variadas iniciativas de solidariedade e outras); “Olho-me no espelho...” (2001), “Memórias de Sal” (2002), “Sim, meu amo!” (2002) (que participaram na iniciativa “De Par em Par” da Câmara Municipal de Espinho) todas da autoria de Eva Ramirez; “Paroles” (2003) de Eva Ramirez; “Asas” (2004) de Margarida Ferreira, “Search Nothing” (2004), de Eva Ramirez (que estreou na VII Semana da Dança Contemporânea de Estarreja organizada pelo BCN _ Ballet Contemporâneo do Norte, de Estarreja) premiado com o 3ºLugar no 3º Encontro de Novos Coreógrafos da Póvoa de Varzim (2005); “Hoje apetecia-me um louco para conversar…” (2005), de Margarida Ferreira, premiado com o 1º Lugar no 3º Encontro de Novos Coreógrafos da Póvoa de Varzim; “Mirai Calforjas” (2006), de Margarida Ferreira, premiado com o 3ºLugar no 5º Encontro de Novos Coreógrafos da Póvoa de Varzim (2007) e que, em Novembro de 2006, integrou a iniciativa “De Par em Par” da CME, em parceria com TPE – Teatro Popular de Espinho, num espectáculo a que se chamou “Mirai às Avessas”; e “ZiJanThroPus” (2006), de Eva Ramirez (ambas com estreia no Festival TucáTulá 2006 organizado pela CME) sendo esta última premiada com o 3º Lugar no 4º Encontro de Novos Coreógrafos da Póvoa de Varzim; “Saudade” (2006), de Eva Ramirez (para a festa de final de ano 2005/2006 da Escola de Bailado Giselle).

Conta ainda com os projectos “Os Passos das Palavras” uma criação de Margarida Ferreira e Carlos Luís Gaio; “Parágrafo”, criado por Carolina Freire para o Núcleo, e “Mitos Urbanos” de Margarida Ferreira (produções com estreia no TucáTulá 2007_ um festival, organizado pela CME).

Este grupo participou em “Off Cabaret”, uma produção conjunta com o TPE _ Teatro Popular de Espinho e a Academia de Música de Espinho, com concepção e direcção artística de António Paiva, direcção musical de Francisco Seabra e Jorge Prendas e coreografia de Margarida Ferreira.

Este Núcleo contou já com Ruben Folha, na produção de “LSD”, premiado com o 2º Lugar no 1º Encontro de Novos Coreógrafos da Póvoa de Varzim e na produção de “The Never Ending Project” para o Cinanima _ Festival Internacional de Animação de Espinho e para a iniciativa “Era uma vez…” da CME; e com João Costa nas produções “Lilly 04.05” para o TucáTulá 2005 da CME e “Lilly 02.03” para a iniciativa “De Par em Par”.

2 comentários:

Filipa disse...

É com muito orgulho que digo: eu também tive o prazer de ver nascer o MOVE'IN-MENTO, participando em algumas coreografias dessa grande bailarina que é Eva Ramirez. Continuem assim.

Ass. Filipa Bastos, a bailarina que deixa tudo de rastos :)

Mr. Sherlock disse...

"Filipa Bastos, a bailarina que deixa tudo de rastos"
Que grande slogan para quando montarmos a nossa companhia casinética com o seu número fantástico das odaliscas de pérola na testa.
é que ninguem abana os braços como a menina!!!